SALDO DEVEDOR – Mensalidade / Coparticipação

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SALDO DEVEDOR

INADIMPLÊNCIA DE MENSALIDADE

O não pagamento por período superior a 60 dias, consecutivos ou não, de mensalidade do
Saúde CAIXA, nos últimos 12 meses de vigência do contrato, poderá acarretar a suspensão do Plano
para o titular e seus dependentes, desde que o titular seja notificado até o quinquagésimo dia
de inadimplência.

As mensalidades em atraso do grupo familiar e do beneficiário indireto são debitadas em
grupos de até 3 mensalidades enquanto perdurar o saldo devedor.

Para os casos que o beneficiário questionar Mensalidade:

7 – Financeiro – Divergência de mensalidade Grupo Familiar
Prazo: 10 dias úteis
Área responsável: GESAP02
Informar claramente o que o solicitante está questionando.
Não esquecer de informar Mês de competência e Ano

ÓBITO DO TITULAR

No óbito do titular os valores referentes aos saldos devedores de coparticipação do Saúde
CAIXA, são quitados pelo:

Resseguro
Verbas rescisórias

O saldo devedor não debitado das verbas rescisórias e/ou saldo devedor residual gerado por reprocessamento das despesas pagas e/ou reembolsadas são transferidos para o(s) pensionista(s) habilitado(s) como beneficiário(s) de pensão no Saúde CAIXA. Havendo mais de um pensionista, é devida a quotização do saldo devedor entre os pensionistas, proporcionalmente, conforme o percentual de cada pensão.

Na inexistência de pensionista, a cobrança do saldo devedor deve ser habilitada junto ao
espólio pela GIPES de atendimento.

É devida a transferência do saldo devedor para a matrícula do empregado ativo ou aposentado quando o responsável por pensão é titular do Saúde CAIXA.
Para os casos que o solicitante questionar saldo devedor:

7 – Financeiro – Demanda Mista (Mensalidade e coparticipação)
Prazo: 10 dias úteis
Área responsável: GIPES

AFASTAMENTO OU DESLIGAMENTO DO EMPREGADO

É devida a cobrança do saldo devedor do titular, referente ao Saúde CAIXA e/ou ao PAMS, nos afastamentos a seguir:

Desligamento do empregado por motivo de rescisão contratual, a pedido ou por justa causa,
exceto aposentadoria.

Licença concedida ao titular por um dos motivos a seguir:

a) LIP, conforme RH033
b) LIP Incentivada, conforme RH033, caso o empregado afastado decida pela suspensão
do plano de saúde;
c) LAC, conforme RH033;
d) LED, conforme RH157, caso o empregado afastado decida pela suspensão do plano de
saúde;
e) ME, conforme RH031, caso o empregado afastado decida pela suspensão do plano de
saúde.
Os saldos devedores do titular registrados nas rubricas do Saúde CAIXA e/ou PAMS são debitados das verbas rescisórias.
É devida a cobrança de saldo devedor não debitado das verbas rescisórias e/ou saldo devedor residual gerado por reprocessamento das despesas pagas.

Para os casos que o solicitante questionar saldo devedor:

7 – Financeiro – Acerto de mensalidade de titular em LIP incentivada
Prazo: 10 dias úteis
Área responsável: GESAP02

Titular aposentado ou responsável por pensão informa que a mensalidade está sendo descontada, porém com valor divergente do percentual previsto nas regras do MN RH 222
Há o relato de que não está sendo descontado nem MENSALIDADE e nem
COPARTICIPAÇÂO
Ocorre desconto de mensalidade, mas não há desconto de participação e titular
informa que não atingiu o teto anual

Em caso de desligamento do empregado, os saldos devedores do titular registrados nas rubricas do Saúde CAIXA e/ou PAMS são debitados das verbas rescisórias

 

Cobrança de SALDO devedor 

Informamos que foi criada uma célula específica dentro da GESAP para cobrança de saldo devedor. A demanda parte do envio de um e-mail específico para o beneficiário. Caso ele queira contestar, negociar ou solicitar uma reanálise em cima da proposta enviada, ele deverá enviar solicitação através dos canais da Central.

O E-mail que será enviado pela GESAP, partirá do VCRM com a tabulação 7- Financeiro – Cobrança Saldo Devedor, o tipo de entrada será interno visto que a solicitação não partiu de nenhum canal da central.

Após receber o e-mail gerado, o beneficiário poderá fazer contestação do valor/valores da cobrança, solicitar reanálise e/ou apresentar outra forma de parcelamento.

Para isso, após o contato do beneficiário o operador, deve analisar o HISTÓRICO dos protocolos de atendimento, identifica se houve utilização do serviço acima pela GESAP para o beneficiário:

Se SIM categoriza conforme o serviço abaixo e designa para a GESAP02, se não categoriza como 7- Financeiro Demanda Mista (Mensalidade e coparticipação) e designa para GIPES de vinculação.

A designação deve ser com a tabulação>>  7- Financeiro – SD Contestação/reanálise /contraproposta

Caso o beneficiário entre em contato solicitando saldo devedor e NÃO consta no histórico a demanda da GESAP, designar conforme orientações SALDO DEVEDOR

Última atualização em outubro 23, 2020