Assistência Odontológica – o que é, autorização prévia e reembolso

A Assistência Odontológica é o atendimento prestado pelo cirurgião-dentista para diagnóstico e tratamento na sua área de competência e de acordo com os procedimentos constantes da Tabela de Procedimentos Odontológicos.

 Áreas de competência:

Clínica Geral; Cirurgia e Trauma Buco Maxilo Faciais; Dentística; Endodontia; Odontopediatria; Periodontia; Disf Temporo-Mandibular e Dor Oro Facial; Estomatologia; Radiologia e  Imaginologia; Odontogeriatria; Pacientes com Necessidades Especiais; Patologia Bucal; Urgência; Odontologia do Trabalho; URGÊNCIA 24 horas


Verifique  se o procedimento solicitado pelo profissional odontólogo, necessita de Autorização Prévia.


Passo-a-passo para solicitação de autorização prévia odontológica
  1. Cadastre sua solicitação diretamente no , anexando os documentos digitalizados;
  2. Aguarde pela análise, pois sua solicitação é encaminhada diretamente para Profissional Dentista auditor, que avalia e emite ou não a autorização prévia, com retorno direto ao titular por meio do e-mail cadastrado no ato de sua solicitação; O acompanhamento é direto no AutoSC em Processos > Consultar Processos (preencher matrícula ou número do processo gerado na solicitação)
  3. Titular recebe em seu e-mail cadastrado a autorização prévia e entrega o documento ao profissional assistente;
  4. Após conclusão do tratamento, solicita ao profissional a nota fiscal/recibo e Declaração de Conclusão do Tratamento (MO 21082 ).
Documentos obrigatórios que devem ser anexados ao processo, para autorização prévia
  • Relatório do profissional assistente, contendo a justificativa do tratamento, técnica, material e dente ou região;
  • Exames radiográficos e laudo;
  • Outros documentos solicitados pela GIPES ou empresa de auditoria contratada.
Algumas informações importantes para que a solicitação de autorização prévia seja analisada com celeridade
  • O relatório do dentista assistente deve ser detalhado, com informação do dente a ser tratado, técnica e material, tipo de aparelho (no caso de ortodontia);
  • O RX deve conter a identificação do paciente, dente ou região e a data de realização, além de estar nítida e passível de visualização.
  • Não serão autorizados procedimentos já iniciados ou concluídos.
Passo-a-passo para solicitação de reembolso odontológico
  1. Cadastre seu pedido de reembolso diretamente no AutoSC , anexando os documentos digitalizados;
  2. Aguarde pela análise, pois sua solicitação é encaminhada diretamente para Profissional Dentista auditor, que avalia a pertinência do reembolso, com retorno direto ao titular por meio do e-mail cadastrado no ato de sua solicitação; O acompanhamento é direto no AutoSC em Processos > Consultar Processos (preencher matrícula ou número do processo gerado na solicitação)
  3. Titular acompanha crédito do reembolso em conta de depósito.
Documentos obrigatórios que devem ser anexados ao processo, para reembolso
  • Declaração de Conclusão do Tratamento Odontológico ou Instalação em Ortodontia – Saúde CAIXA (MO 21082);
  • Nota fiscal ou recibo, com a descrição detalhada dos procedimentos realizados,como dente, face, região, material utilizado, tipo de aparelho (no caso de ortodontia), valor total e valor unitário de cada procedimento;
Algumas informações importantes para que o pedido de reembolso seja analisado com celeridade
  • A Declaração de Conclusão do Tratamento Odontológico ou Instalação em Ortodontia (MO 21082) deve estar preenchida e assinada pelo dentista assistente e pelo beneficiário;
  • A nota fiscal ou recibo deve ser apresentada numerada, em nome do titular do Saúde CAIXA ou do beneficiário que realizou o procedimento, conter a descrição dos procedimentos realizados, dente, material utilizado, tipo de aparelho (no caso de ortodontia) e valor discriminado por procedimento. Não será aceito documento fiscal onde conste apenas “tratamento odontológico”.